domingo, 3 de abril de 2016

CURSO: O HOMEM INTEGRAL

CURSO “O HOMEM INTEGRAL”: SEUS CORPOS E NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA






Facilitador: Márcio Isael Larsen


Proposta:
Apresentar o SER HUMANO conforme a perspectiva das tradições Sanatana Dharma (Hindu/Védica), Budhista e Egípcia (usando a Teosofia como base). De acordo com esses ensinamentos milenares, o verdadeiro HOMEM é uma unidade de vida-consciência que se reveste e se expressa  por meio de “mantos de consciência" , dos mais sutis e elevados aos mais densos. Esses mantos são também princípios que atuam de forma combinada para gerar uma entidade complexa, impossível de ser compreendida de forma linear e determinista. E mais do que tudo: Essa entidade deve se tornar consciente de que ela mesma é uma extensão de Deus conhecendo e expandindo a Si Mesmo.

Benefícios:
Ampliar a perspectiva e desenvolver  formas mais abstratas de cognição. Se beneficiar de práticas meditativas e exercícios posturais e respiratórios capazes de estimular centros de vitalidade e de consciência ainda pouco explorados de forma consciente.


PROGRAMA:

I - Conceitos básicos

- Mônada: A Partícula ou o Espírito Puro;
- Alma, ego e personalidade: Tudo o que somos e não sabemos;
- A Estrutura do Universo: As Leis formativas e Diretivas;
- Os Planos/Dimensões do Universo;
- Os Reinos da Natureza;
- As Hierarquias Criadoras;


II – A Personalidade e o ego: Corpos, propósito e evolução

- Conhecendo o Corpo Mental: Os mecanismos do pensamento, a relação da mente com os instintos e com as emoções; O Plano Mental e seus subplanos; estudo sobre a mente de acordo com as tradições orientais; o pensamento como a pedra angular da criatividade espiritual; O que é “forma de pensamento” e como construir formas superiores; aprendendo a pensar de dentro para fora; diferença entre pensar BEM e pensar positivo; a função espiritual do intelecto; os perigos do mentalismo; mente dualista e mente harmonista. Meditações adequadas para o Corpo Mental.

- Conhecendo o Corpo Astral (Corpo Emocional): O que é e como opera “O Corpo dos desejos e das emoções”; a importância de conhecer o Corpo Astral; a imposição da Vontade sobre os desejos; Sonho, sono e vigília; introdução ao Plano Astral e seus subplanos; as formas de pensamento astrais; o perigo do ”astralismo” e do psiquismo inferior; as miragens astrais; Corpo Astral e karma. A Devoção e a purificação do Corpo Astral; O poder da prece e da oração sobre o Corpo Astral. Meditações adequadas para o Corpo Astral.

- Conhecendo o Corpo Físico Denso: O Corpo Físico e a Vida Interna; a importância das práticas de purificação física (respiração, alimentação e posturas adequadas); As Glândulas e os cinco sentidos: “Os Portais físicos da Alma”. O Corpo físico como o Templo Vivo de Deus e os mistérios do sexo conforme as escolas antigas. Meditações adequadas para o Corpo Físico.

- O Corpo/Duplo Etérico:  O “molde” do Corpo Físico denso; Chacras, Nadis e Kundalini: a anatomia oculta humana. A importância do duplo Etérico do ponto de vista oculto. Evidencias cientificas do Duplo Etérico.


III - O Eu Superior e ”Os Corpos do Ser”

- O Corpo Mental Superior (O Corpo da Inteligência Pura);
- O Corpo Budhico/Intuitivo (O Veiculo da Sabedoria e do Amor);
- O Corpo Atmico (da Vontade Espiritual);
- O que é Corpo Causal?
- O Eu Superior e o “Cristo Interno”;
- A importância das Yogas Superiores: Jnana e Raja Yogas;
- O que é Iniciação?
- Os estágios que conduzem  a consciência às iniciações;
- O Eu Superior como objeto do trabalho iniciático;
- Ser, Consciência e Beatitude: A Trindade da Auto Realização;
- Como a Alma exerce sua vontade sobre o ego;
- A resistência e os mecanismos de defesa do ego;
- Revelando a Alma na forma: Iluminação e Milagre;
     
IV – Práticas

- Meditação e Agni Yoga: práticas para alinhamento entre Eu Superior e personalidade;






Nenhum comentário:

Postar um comentário